segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Divas no Divã 4 - Proteja-se do Assédio Moral

Você por vezes já se sentiu perseguido, pressionado ou mesmo humilhado em seu ambiente de trabalho? Quantas vezes, você ficou até tarde , muito além do seu horário de expediente, fazendo e refazendo trabalhos, e que seu chefe ao analisá-los simplesmente os achou medíocres? Para ele a empresa paga muito bem para que seus funcionários “trabalhem direito” e, com a competência que você “diz que tem”, não é mais que sua obrigação fazer o que ele manda... opa!! Se você já viveu ou vive algo desse tipo, fique alerta! Você pode estar sendo vítima de assédio moral!!


Outra forma de assédio moral, é quando o chefe, ou alguém com cargo superior ao seu, tenta inferiorizá-lo usando expressões chulas, palavras de baixo calão e que possam caracterizar ofensa.

Na maioria das vezes, o trabalhador é tratado como objeto, ele se sente cada vez mais vazio, perdido e sem saber a quem recorrer. Esse tipo de assédio causa danos irreparáveis nos trabalhadores, prejudica a saúde física e emocional, e por vezes já levou pessoas ao suicídio. As empresas devem estar cientes de certos tipos de comportamento, para tomar atitudes e criar ambientes mais harmônicos e próprios para se trabalhar.

Apesar de ser um assunto que vem sendo abordado recentemente, não é de hoje que existe assédio moral nas empresas. A médica do trabalho Margarida Barreto, em entrevista concedida à revista Veja em 13 de Julho de 2.005 concluiu que o assédio moral provoca danos à identidade e à dignidade do trabalhador.

Fuja dessa! Não caia no assédio de seus superiores. Faça valer a sua dignidade!


Saiba o que fazer clicando aqui


Deixe seu comentário, dúvidas ou conte-nos casos que já ouviu falar. Vamos montar uma discussão sobre o tema!