terça-feira, 30 de setembro de 2008

Cerveja com sorvete 3 - Sälvëm ö trëmä!

Desde que vosmecê virou "vc" e "pharmácia" virou "fármacia, perfurmaria drogaria drugstore delivery 24 horas", muitas mudanças ortográficas ocorreram na língua portuguesa. De acordo com o o novo Acordo Ortográfico, assinado ontem pelo presidente Lula, as letrinhas gringas "K", "W" e "Y" irão fazer parte do alfabeto. Isso é bacana, pois lembro de uma colega minha, na época do primário, chamada Karine, que lamentou que a letra de seu nome não era bem-vinda na escola.

Ainda segundo o acordo, o hífen será abolido nas palavras em que o segundo elemento comece com "R" e "S". Anti-rábica vira antirrabica e anti-social, vira antisocial. O hífen, sempre criando dúvidas na nossa cabeça.

Mas duas outras mudanças me decepcionaram. A morte do trema, que deverá ser usado apenas em palavras estrangeiras. Eu acho o trema um sinal gráfico super simpático, viu? Vai fazer falta pra mim.A outra mudança que não me agradou esteticamente foi a extinção do acento agudo em ditongos abertos "EI" e "OI". Agora teremos que escrever "ideia" e "herói". Horroroso.Mas opiniões inutéis à parte, a mudança tem como objetivo, padronziar e simplificar a Língua Portuguesa.


Essa proposta de mudança data de 1990, quando foi elaborada a base do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O documento entraria em vigor em 1º de janeiro de 1994, após da ratificação de todos os países de língua portugusa. Em 1996, o acordo é ratificado só por Portugal, Brasil e Cabo Verde.Em 2004, Ministros da Educação da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) reuniram-se em Fortaleza (CE) para propor a entrada em vigor do Acordo, mesmo sem a ratificação dos outros países.

A mudança já entra em vigor em janeiro de 2009, mas a obrigatoriedade do uso das novas regras só começará em 2012, quando todas as publicações, principalmente livros didáticos, devem obedecer as novas grafias.

Só uma coisa... acho que irei boicotar a extinção do trema! Ele até que dava um tchan a mais na palavra, poxa!

Leia mais sobre o assunto aqui.