segunda-feira, 14 de setembro de 2009

UTILIDADE PÚBLICA


Pessoal,

Gostaria de deixar registrada aqui nossa indignação com uma empresa que se diz de "recrutamento" e "reinserção ao mercado de trabalho" , situada aqui em Belo Horizonte, no bairro Gutierrez. Eu já fui chamada lá para entrevistas, mas não caí no golpe deles. Mas o que me intriga é o enorme número de "vagas" que eu vejo anúnciadas em sites de busca por empregos, todas direcionadas a tal empresa.


Para saber e entender o motivo da indignação, vou postar abaixo um e-mail que recebi, onde uma pessoa que foi enganada por eles, conta todos os detalhes.


Empresas como estas devem ser denunciadas! Não exitem em copiar e repassar essa mensagem a todos, mesmo que você não esteja desempregado ou nem more em BH, isso pode acontecer com qualquer um, em qualquer momento e lugar!



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***Denúncia FANRH***

Enviado por: "Gabriel A".

Sex, 14 de Ago de 2009 1:45 am

Bom dia.

Gostaria de relatar um fato extremamente revoltante para nós que batalhamos por uma vaga no mercado de trabalho. Serei bastante detalhista, por isso peço a paciência de vocês para lerem até o fim.Na última terça-feira (11/08/2009) fui contactado pela empresa FAN RH. Segue o diálogo:- Boa tarde, Gabriel?- Sim, quem fala?- Aqui quem fala é Camila, da FAN RH tudo bem?- Tudo bem, Camila!- Estou entrando em contato, para agendar uma ENTREVISTA com você amanhã as 9:20, você teria disponibilidade?- Sim, Camila. Mas você sabe me dizer à respeito de quê? Para qual vaga ou área?- Não sei, apenas recebi o seu contato e o pedido para a marcação da entrevista.- Ok.- Amanhã, as 9:20 na Rua Oscar Trompowski, 1076, no Gutierrez, ok?.- Está certo, muito obrigado.- Por nada. Até amanhã!Esta foi a conversa com a pessoa que se apresentou como Camila. No dia seguinte, às 9:15, cheguei a empresa e, ao mesmo tempo, chegava um rapaz com entrevista marcada para as 10:00. Lá dentro já havia outro, marcado às 9:40. Respondemos a um questionário de pesquisa e aguardamos na recepção. Enquanto aguardava, observei atentamente o ambiente. Em cima da mesa, uma pasta com "Depoimentos de pessoas recolocadas no mercado". Na parede lateral haviam vários quadros, com listagens de pessoas também recolocadas nas mais variadas empresas, ocupando os mais variados cargos. NENHUM anúncio de vaga. Enfim, estava lá, resolvi esperar.Nós três, que tínhamos horários marcados com intervalos de 20 mins entre uma entrevista e outra, fomos chamados simultaneamente e fomos atendidos por pessoas diferentes.Muito atenciosa e com discurso decorado, Giselly Paixão me atendeu e fez uma espécie de lavagem cerebral a respeito de carreiras e oportunidades, então começou a explicar do que se tratava a FAN RH."É uma empresa de RECOLOCAÇÃO NO MERCADO que no primeiro passo trabalha a reestruturação curricular (...), depois fornece treinamentos (...), e então te encaminha para a empresa do seu perfil." Com esse discurso, acredito que todos já tenham percebido onde isso ia chegar. Exatamente!! ! Veio a apresentação do custo. 3 parcelas de R$200,00 com prazos determinados, ou então 4 parcelas de R$150,00 com prazos diferenciados. Esse valor é para cobrir os gastos iniciais de telemarketing, treinamentos, etc. Após a ocorrência de efetivação o valor a ser pago para a FAN é de 50% do valor líquido dos dois primeiros salários, ou, se preferir, 25% do valor bruto dos 1º, 2º e 3º salários. (E ainda há uma multa no caso de atraso).Em estado de choque, deixei ela acabar todo o discurso, falei da minha situação e até inventei que teria uma pessoa para indicar. Ao sair REVOLTADO, já ao telefone esbravejando, percebi os outros dois rapazes conversando na rua. Como estava ao telefone, e eles conversando, segui meu caminho. Um deles passou por mim em seguida, e parou para conversar. Demonstrou muita raiva com aquilo tudo, disse que deveria ter algo a ser feito contra essa atitude da empresa.Eu, desocupado como estou (já que é assim que eles devem pensar a meu respeito né? Só pode, pois me chamarem pra isso... mas enfim...), investiguei e descobri que esta empresa já enfrentou processo no Ministério Público, e pelo visto não aprendeu. Pelo contrário, continua com a atividade e ainda cita o nome do MP quando diz que seu contrato é de interpretação clara e de acordo com o Órgão.Agora que todos os fatos foram citados detalhadamente, eu pergunto: É correto????Você, desempregado, em busca de uma oportunidade, recebe uma ligação agendando uma ENTREVISTA, e quando você chega lá, tentam te vender um serviço???Você dispõe do seu tempo, do seu esforço físico (no meu caso, encarei aquele aclive acentuadíssimo para chegar até o endereço), você gasta passagem, gasolina, suor, sola de sapato, sonhos, esperança.... Se expôr, colocado entre quatro paredes com um estranho e você ter que falar: "Eu não tenho dinheiro"... Isso é completamente constrangedor. É dano moral.Uma pessoa mais desinformada diante de uma situação dessa, após essa lavagem cerebral, pode tomar aquilo como última oportunidade de sua vida. Sai dali e faz empréstimos, quebra o porquinho, faz o que for, para assinar um contrato onde no final a empresa poder falar: Infelizmente você não se enquadrou a nenhum perfil.Por favor!!! Empresa de recolocação é BUSCADA pelos profissionais que têm interesse. Se desejam captar clientes, que seja de maneira limpa, agendando um contato desde que ele saiba do que se trata.Encaminho este e-mail ao PROCON, aos grupos de e-mails relacionados a empregos que participo (canal por onde fui encontrado pela FAN) e a própria FANRH para que repensem sua maneira de trabalhar. Busquem ética e profissionalismo. Muito além de contratos e capital, vocês estão tratando com pessoas, sonhos, vidas, esperanças.Peço a todos aqueles que tenham passado pela mesma situação, que denunciem. Encaminhem este e-mail ao Procon pelo endereço: proconcr@mp.mg.gov.br, se identificando e contando que vocês também passaram por isso. NÃO DEIXEM DE DENUNCIAR, pois o Procon só atua com base em interesses coletivos.Espero que este respeitoso Órgão, um dos poucos que funcionam de verdade, tome as medidas cabíveis.PS: SEGUE A CÓPIA DO CONTRATO, MOSTRANDO EXATAMENTE TUDO O QUE RELATEI, E AO FINAL O CARTÃO DA ATENDENTE.


Atenciosamente,

Gabriel

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FAN RH NO RECLAME AQUI:




(Notícia de 2006, mas inclui a FAN em SP)