terça-feira, 28 de outubro de 2008

Momento NH 5 - Estréia

Nick Hornby é meu autor nunca lido favorito. Isso, nunca li um livro sequer do Nick Hornby e estou despirocando querendo fazer minha "estréia Hornbyana" literária. Acontecerá em breve, espero! A autoridade que tenho para falar de NH é proveniente dos filmes Um Grande Garoto (About a boy) e Alta Fidelidade (High Fidelity), cujos roteiros foram adaptados nos livros homônios de autoria de Hornby.

Na foto, Tio Nick se inspira para escrever mais um filme legal que a Rafaela irá despirocar para ler

As obras de Tio Nick são regadas de referências à cultura pop e constituídas de textos simples e recheados de humor ácido. Nick Hornby é uma versão século XXI e menos porra-louca de autores da cultura pop do século passado, como Jack Kerouac e Hunter S. Thompson.

Se tem uma coisa que eu gosto em filmes e livros é quando a história principal tem a música como pano de fundo. Não é à toa que os dois filmes aqui citados fazem parte da minha lista de bons filmes assistidos. O livro About a Boy (traduzido no Brasil como Um Grande Garoto) conta a história de Will Freeman, um "meninão" já beirando os 40 anos que nunca trabalhou e vive por conta dos direitos autorais de um jingle natalino composto por seu pai. O destino o faz conhecer o adolescente problemático Marcus, e a partir da amizade entre os dois, Freeman percebe que chegou a hora de, finalmente, amadurecer.

O título About a Boy é uma referência à música About a Girl, do Nirvana. E a referência não é gratuita, afinal, a banda liderada por Kurt Cobain tem um grande peso sob a história. Spoiler, não posso contar (embora nunca tenha lido o livro, sei da forma como o Nirvana é usado para costurar a narrativa. Lá lá lá...). No entanto, a vaca da Courtney Love, viúva de Cobain, não deixou que, no filme, o Nirvana fosse citado, comprometendo o roteiro. Em tempo: o filme, lançado em 2002, traz o ator britânico, leeendooo e chegado num boquete , Hugh Grant.

Com menos problemas na produção e estrelado por John Cusack, Alta Fidelidade conta a história de Rob Gordon, proprietário de uma lojas de vinil que está prestes a falir. Rob é uma enciclopédia pop ambulante. Legal, né? Mas o coitado não tem sorte com as mulheres. Tudo para Rob Gordon pode ser dividido em 5 colocações, ou seja, ele tem a mania de fazer uma lista dos cinco melhores para qualquer assunto que esteja conversando.

Pronto! Apresentado Nick Hornby, dois de seus oito livros e a mania de Top 5 de um dos seus personagens, quero aproveitar para anunciar a nova sessão do Blog Buteco das Luluzetes. O nosso Top 5! E para não ficar com muito cara de CQC, já que a influência não foi do programa do Tas, vou renomear a sessão para Momento NH5! Aeee! Iremos eleger os cinco melhores ou piores de diversas categorias. Aguardem!